Como sua
empresa resolve problemas na pós-venda?
Publicado por
Leandro C. Lopes
Você despertou
o interesse de uma pessoa ou empresa em seu produto ou serviço, a qualificou
como potencial cliente, negociou as especificidades da compra, e, finalmente,
fechou o negócio.
Se fosse no
cinema, essa seria a hora em que o letreiro “The End” apareceria na tela. Mas,
na vida real, a história ainda está no começo.
Muitas
empresas estão tão focadas em concretizar vendas e desfrutar de seus lucros que
esquecem o que acontece com o cliente depois que ele leva seu produto ou
serviço para casa.
Mas o que
acontece se o cliente não ficar satisfeito? É nessa hora que você tem a chance
de realmente conquistá-lo (e antecipar o fechamento de muitos outros negócios
com ele) ou de espantá-lo para sempre.
Problemas
sempre acontecerão. A diferença é como a sua empresa vai se comportar nessa
situação.
Veja os
prestadores de serviço, por exemplo. Quem nunca teve problemas com telefonia
celular, TV a cabo, provedor de internet, plano de saúde, banco ou companhias
aéreas? E, por mais que você reclame, a coisa continua sempre na mesma.
O problema é
que a maior parte das empresas que prestam serviços nessas áreas não está
preparada para atender o volume de vendas praticado hoje no Brasil. E isso só
tende a piorar.
O país está
passando por um crescimento econômico inédito, e com o aumento do emprego, do
crédito e com as baixas taxas de juros, vem a ascensão das classes C, D e E. O
pessoal aterrissa na esteira do consumo com força, sem dar tempo para o mercado
se preparar.
Mas, com o
tempo, as empresas precisam aprender a antecipar os problemas dos clientes e a
dar soluções rápidas. Acompanhar o cliente na resolução de suas necessidades é
o mínimo que se espera de um prestador de serviços.
Imagine que
você vá viajar de avião e duas horas antes do embarque chega uma mensagem no
celular ou um e-mail dizendo que o vôo atrasará por um período determinado de
tempo. Mesmo que você não possa aproveitar esse tempo perdido em outra
atividade, ficará menos furioso do que se descobrisse sobre o atraso na fila do
check-in.
O foco das
empresas está no volume de vendas e a pós-venda virou história para boi dormir.
Geralmente essa parte é deixada nas mãos de um call center terceirizado, cheio
de gente mal treinada e que desconhece a filosofia de trabalho da empresa com
que o consumidor fechou o negócio.
Enquanto os
outros fazem errado, essa é a chance da sua empresa investir em uma relação duradoura
com quem compra. Isso garantirá uma cartela de clientes satisfeitos e
duradouros. Quer jeito melhor de se destacar no mercado?
Faça seu
comentário sobre o assunto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você tem algo a nos dizer ?